O fungo das unhas (onicomicose) nas pernas é uma doença que se desenvolveu como resultado dos danos às placas de unhas com cogumelos com dermatófitos (até 96%), menos frequentemente moldes e leveduras (cerca de 4%). A infecção costuma se espalhar da pele dos pés com micose longa e existente nas pernas. Aqui ele encontra condições favoráveis para o desenvolvimento - aumento da umidade e nutrientes. Sob a influência dos patógenos, a estrutura é perturbada e a cor das placas das unhas muda. Com o tempo, ocorre sua destruição completa.
A onicomicose não é apenas um defeito cosmético, mas também uma doença grave, que está sujeita a detecção oportuna e tratamento adequado sob a supervisão de um dermatologista.
O fungo nas pernas é registrado em milhões de pessoas no mundo. Cerca de 5% da população total sofre de onicomicose. A doença mais amplamente é comum em pessoas de 50 a 60 anos. Cada segunda pessoa está doente nessa faixa etária. O tratamento da patologia é difícil para eles devido à presença de patologia somática, principalmente vascular e endócrina. Os homens estão doentes com mais frequência do que as mulheres. As pessoas mais velhas ficam doentes com mais frequência do que os jovens. As crianças raramente sofrem, sofrendo principalmente doenças graves. Com a AIDS, a doença tem um quadro atípico.

Os agentes causadores da Onychomicose
A causa da onicomicose nas pernas são diferentes tipos de cogumelos: dermatófitos, cogumelos semelhantes a fermento ou mofo separadamente ou em combinações.
- Os cogumelos dermatófitos representam até 90% de toda a onicomicose. Eles são representados por cogumelos do gênero Trichophyton (na maioria das vezes T. rubrum e T.Mentagrophytes var. Interdigitale). Na maioria das vezes, as placas de unhas nas pernas são afetadas pelo trichophyton rubrum. Os dermatófitos são comuns em países com um clima temperado.
- Os fungos semelhantes a leveduras do gênero Candida Onomicose nas pernas raramente causam. Eles representam cerca de 3% de toda a onicomicose. Além de Candida Albicans, cogumelos como S. tropicalis, S. parapsilosis e S. guilliermondii também causam a doença.
- A maioria dos cogumelos de mofo não consegue causar fungos nas unhas por conta própria. Apenas algumas de suas espécies são patógenos independentes - esses são Scytalidium hyalinum e S. dimidiatum (Nattrassia magniferee), que não são inferiores em patogenicidade aos dermatófitos. Onicomicose nas pernas são moldes como Scopulariopsis brevicaulis, Aspergillus spp., Pyrenochaeta unguis-heominis, Alternaria spp., Fusarium spp. et al. A infecção é mais comum em países com um clima quente e úmido - trópicos e subtrópicos.
Epidemiologia da doença
A maior parte da onicomicose é a infecção antropofílica. Eles estão doentes e espalham a infecção principalmente pessoas.
Cogumelos dermatófitos
O reservatório e a fonte de cogumelos dermatófitos é uma pessoa doente cujos patógenos são transmitidos com contato direto ou seus pertences pessoais. A infecção quase sempre se estende às unhas nas pernas com os pés afetados, cuja doença prossegue de forma clara e secreta (formas apagadas de micose). O risco de infecção aumenta repetidamente na presença de uma doença em um dos membros da família.
Os cogumelos são transmitidos através de sapatos infectados, roupas, arquivos e picadas para pregos, carpete, linho, toalha, pano, etc. A transmissão da infecção ocorre quando o banheiro comum, no chuveiro, sauna, piscina, academias e nas praias. Contribui para a entrada de cogumelos nos pés andando descalços em áreas comuns. Os patógenos vivem por um longo tempo em pisos de madeira e pisos.
Cogumelos semelhantes a fermento
Os cogumelos semelhantes a leveduras do gênero Candida são a flora sapofítica e sempre vivem na pele de uma pessoa. Um bom sistema imunológico é restringido pelo crescimento de patógenos. Ingestão prolongada de antibióticos, contraceptivos, glicocorticóides e citostáticos, patologia endócrina (geralmente diabetes mellitus) e várias doenças esgotando o sistema imunológico. Os cogumelos explosivos penetram nas unhas da pele e das membranas mucosas do próprio paciente, ou entram no corpo humano com produtos infectados ricos em carboidratos.
Moldes
Os moldes vivem no solo. Suas disputas caem em produtos, coisas e objetos ambientais. Os nedimatófitos não se espalham entre as pessoas.

Fatores de risco para o desenvolvimento da doença
Para cogumelos, os dermatófitos são caracterizados por uma predisposição hereditária, sexo masculino, idade idosa, doenças vasculares, diabetes mellitus, estados da imunodeficiência, aumento de sudorese, lesão nas unhas e presença de outra dermatomicose.
A infecção de cogumelos semelhantes a leveduras do gênero Candida é caracterizada por aumento da temperatura e umidade, estados de imunodeficiência, aumento da glicose no sangue, lesão nas unhas e não conformidade com as regras de higiene pessoal.
Para infecção por cogumelos de mofo, estados graves de imunodeficiência e lesão nas unhas são característicos.
Grupos em risco
O grupo de risco sobre o desenvolvimento da Onykhomicose inclui:
- Pessoas constantemente usando vestiários, chuveiros, saunas, etc.
- Atletas profissionais (nadadores, jogadores de futebol, atletas etc.).
- Pessoal militar e outros grupos de pessoas que usam sapatos proprietários.
- Rostos masculinos.
- A idade tem mais de 60 anos.
Contribua para o desenvolvimento do fungo nas pernas:
- Usando sapatos apertados e bem adjacentes.
- Aumento da transpiração ou pernas secas.
- Lesões e abrasões de unhas, arranhões de pés, unhas encravadas, etc.
- Acomodação em clima úmido e quente.
- Caminhando descalço em locais públicos.
- A presença de doenças da pele nas quais a queratinização da unha (psoríase, ictiose) é interrompida.
- Doenças como diabetes mellitus, estados de imunodeficiência, distúrbios circulatórios das extremidades inferiores, doença no sangue, ingestão prolongada de corticosteróides, antibióticos e citostáticos.
- Predisposição genética.
Caminhos de desenvolvimento de fungos de frota
Existem várias maneiras de penetrar em cogumelos na placa de unha:
- Distal ou distal-lateral (da borda livre ou lateral).
- Superficial (diretamente através da placa de unha).
- Proximal (subtyo -gut).
Caminho lateral distal da penetração de cogumelos
O caminho distal ou distal de penetração é característico dos cogumelos de Trichophyton Rubrum. Os patógenos são introduzidos na placa de unha da borda livre (distal) ou regiões laterais (borda lateral). O processo inflamatório principal ocorre no leito das unhas, onde ocorre uma proliferação celular aprimorada. A camada mesquinha da pele na borda livre engrossa (hiperkeratose), como resultado da qual a placa de unha levanta e esfolia (onicólise).
Além disso, a infecção se espalha na direção do buraco e penetra na placa de unha, que gradualmente (lentamente) é destruída. Com danos à matriz, ocorre a onicomicose distrófica total.
A hiperqueratose do leito das unhas é observada em eczema crônico, psoríase, verrugas, líquen vermelho plano.

Caminho superficial da propagação de cogumelos
Cogumelos Trichophyton Mentagrophytes var. Interdigitale é mais agressivo em relação às estruturas excitadas das placas de unhas do que outros dermatófitos. Eles afetam principalmente a parte externa da placa de unha, causando o desenvolvimento da onicomicose da superfície branca. Os cogumelos sob a influência das enzimas keratinaz perfuram a camada de estrato com hifas, capturando gradualmente todas as camadas da placa da unha. Principalmente 1 e 5 dedos são afetados. São eles que estão sujeitos ao maior trauma de sapatos ao caminhar. Na doença, as dobras intercalas de 1 e 4 são afetadas.
Acredita-se que a forma superficial de onicomicose também possa ser causada pelos fungos não-humanatófitos: acremonium spp., Fusarium oxysporum e alguns tipos de aspergillus.
Caminho de distribuição proximal de cogumelos
Há um terceiro caminho de penetração de cogumelos em uma placa de unha - através de um rolo de unhas proximal e um leito de unhas. A derrota começa com a pele na área do rolo de unhas, que engrossa e esfolia da superfície da unha. Além disso, a parte final da matriz e o leito de unhas está envolvida no processo, com danos aos quais sulcos, irregularidades e rachaduras aparecem na unha. Com a penetração de patógenos na placa da unha, a unha adquire uma cor opaca branca ao longo do tempo. Com o tempo, é observada a destruição completa e a perda da placa de unha. É mais frequentemente encontrado em pacientes infectados pelo HIV com a disseminação da infecção através dos vasos sanguíneos.
Características de danos a cogumelos do tipo levedura do gênero Candida
Os danos aos cogumelos do gênero Candida começam com um paronichia - inflamação do rolo proximal (localizado próximo ao buraco). Seu edema e espessamento são observados, o que leva à separação da cutícula da superfície da placa. Além disso, os cogumelos caem livremente na matriz e na cama das unhas, causando, causando a unha dos tecidos do dedo ao longo do tempo.
Características de danos a cogumelos por incorpons
Os danos nas unhas nos cogumelos com não -careias são secundários. Moldes (geralmente Scytalidium spp.) Situado nas unhas já afetadas - rachaduras, espaço entre as vieiras do leito da unha ou vasos desolados. Em seguida, a hiperkeratose e a lenta destruição da placa de unha se desenvolvem.
Formas clínicas de onicomicose nas pernas
Existem várias formas de onicomicose nas pernas:
- Distal-lateral.
- Superficial branco.
- Proximal.
- Distrófico total.
Onicomicose submarina lateral distal nas pernas
Esta forma da doença é a mais comum. Na maioria dos casos, a causa da onicomicose são os dermatomicetos, em particular o rubro de Trichophyton. Os patógenos penetram na placa da unha da lateral da borda livre e das bordas laterais. A hiperkeratose perenophaeum se desenvolve, como resultado do qual há um destacamento da unha dos tecidos do dedo (onicólise), perde transparência, adquire uma cor esbranquiçada ou amarela, começa a desmoronar. Com o desenvolvimento da hiperkeratose submarina, a placa de unha parece espessada. Com a progressão da doença, o foco da lesão se expande em direção ao buraco, conforme indicado pelas tiras emergentes do amarelo. Com o tempo, toda a placa de unha e matriz estão envolvidas no processo patológico, que com o tempo leva à distrofia e destruição da unha.
Em idosos, a hiperqueratose pronunciada (espessamento), a onyicogrifose (espessamento e deformação na forma de garras de aves) ou Coilonichia (deformação côncava) é frequentemente observada. Suas unhas são frequentemente afetadas por flora mista - dermatófitos, moldes e até bactérias.

Forma de superfície (branca) de onicomicose nas pernas
A onicomicose de superfície branca nas pernas é a segunda maior forma de dano de distribuição. Sua causa é principalmente Trichophyton Mentagrophytes var. Interdigitale, que penetra na placa de unha diretamente através de sua parte superior (pré-rsal), bem como alguns tipos de fungos não-hectofitos. Principalmente afetado pela unha no primeiro dedo da perna, com menos frequência - o quinto.
A princípio, pequenas manchas e tiras brancas aparecem em sua superfície, que eventualmente cativam uma superfície crescente. Gradualmente, a cor se torna amarela, ocre. A superfície da unha se torna solta, áspera, em pó, pula facilmente. Espessamento e separação do leito de unhas não ocorrem.
A forma submarina proximal de onicomicose nas pernas
Esta forma de micose é uma raridade. Ele responde por cerca de 3% de toda a onicomicose. O motivo é os cogumelos semelhantes a leveduras de Candida Albicans e Trichophyton Rubrum. A candidíase da unha é precedida pela inflamação do rolo periólogo. Ele incha, adquire vermelho, torna -se brilhante. A cutícula é levantada e a infecção penetra na parte final da matriz e do leito de unhas, quando é danificada pelo sulco, irregularidades e rachaduras na placa de unha, são observadas perda de brilho natural e nublado. Gradualmente, a unha é destruída, em casos graves desaparece. Essa forma de onicomicose nas pernas é frequentemente encontrada em pacientes infectados pelo HIV.
Forma distrófica total de onicomicose nas pernas
Essa forma de onicomicose se desenvolve mais frequentemente com uma doença de longo prazo (curso crônico), cuja causa é mais frequentemente os fungos de Trichophyton Rubrum e Candida Albicans. Ao mesmo tempo, a placa de unha, o leito e a matriz estão envolvidos no processo patológico. Desculpendo a unha ocorre como resultado do desenvolvimento da hiperqueratose submarina. Com o tempo, a placa de unha é destruída e a nova devido à matriz afetada não cresce ou cresce mal.

Tipos de danos às placas de unhas
Existem 3 opções para a Onychomicose:
- NORMOTOROFICO.
- Hipertrófico.
- Atrófico.
Tipo normotrófico de onicomicose nas pernas
Com um tipo normotrófico, a infecção está localizada nas camadas superiores da placa de unha. Sua espessura e cor na doença não mudam, mas manchas e faixas são visíveis nas profundezas. A cor das unhas varia de branco a amarelo saturado. Depois de algum tempo, os pontos e as listras se fundem. A área de danos se espalha para toda a placa de unha, excluindo a lua. Quebrar e encolher não é observado. Às vezes, é observado um leve afrouxamento da borda livre. Com tratamento adequado, é possível uma cura.
Tipo hipertrófico de onicomicose nas pernas
Esse tipo de onicomicose é o mais comum. Como resultado do desenvolvimento da hiperqueratose submarina, a placa de unha é significativamente espessada, deformada e perde seu brilho. As unhas ficam irregulares, sem graça, adquirem uma cor cinza acastanhada e um crumble. A área da lua não é afetada. A doença faz desconforto tangível ao paciente. Em pacientes idosos, o desenvolvimento da onicogrifose é observado - as unhas engrossam, prolongam e dobram como uma garra de um pássaro.
Tipo atrófico de onicomicose nas pernas
Com um tipo atrófico (onicolítico), a placa de unha perde rapidamente sua conexão do leito da unha, muitos vazios aparecem em suas camadas, desaparecem, se torna mais fino e muda de cor para esbranquiçado ou amarelo-branco. A superfície permanece lisa por um longo tempo. Com o tempo, ocorre destruição parcial.
Sinais e sintomas de fungo das unhas
Na maioria das vezes, a mudança na unha começa com uma borda livre (distal) ou lateral (lateral).
Mudança de cor. Com a onicomicose, uma mudança na cor da placa de unha é o primeiro sinal da doença. Torna -se opaco, geralmente perde o brilho, adquire uma cor branca ou amarela, com sobreposição de cogumelos de mofo - marrom, marrom, verde e até preto.
Espessamento. O aumento do número de massas com tesão como resultado do desenvolvimento da hiperqueratose submarina leva ao espessamento da unha.
Esmagamento e destruição. No caso de doenças como resultado da atividade vital dos cogumelos, a placa de unha se desgasta e, ao longo do tempo, completamente destruída.

Características de danos nas unhas com diferentes tipos de onicomicose
Os danos às unhas com diferentes tipos de doenças fúngicas têm suas próprias características. Os principais tipos de patógenos são Trichophyton Rubrum (70 - 90%) e Trichophyton Mentagrophytes V.Interdigitale (8 - 30%). Candida albicans, cogumelos de mofo, T. Mentagrophytes V.Gypseum, T. Verrucosum, T. Tonsuras e T. Violaceum, Epidermophyton flocosum, Trichophyton são muito menos comuns. Schonleinii.
Onicomicose nas pernas com rubrofia
A rubrofótica na Federação Russa representa 70 a 90% de todas as micoses. Os pés na doença são mais frequentemente afetados (geralmente do tipo escamosa). Um satélite indispensável da rubrofitia dos pés é um fungo de unhas nas pernas. Com a micose, a forma distal-dilutal de onicomicose geralmente se desenvolve, a hiperqueratose pronunciada é característica, vários dedos na perna são afetados de uma só vez e geralmente os dedos, por um lado. A doença prossegue sem sensações subjetivas especiais. Dentidade e desconforto ao usar sapatos ocorre com hiperqueratose pronunciada, pologorifose e unhas encravadas. A fonte de infecção geralmente está na família do paciente.
Freqüentemente, são registradas onicomicoses associadas: trichophyton rubrum e candida albicans, trichophyton rubrum e moldes. É importante avaliar o estudo cultural.
Onicomicose nas pernas com t. Mentagrophytes Cogumelos. V.INTERDIGITALE
Cogumelos T. Mentagrophytes. V.Interdigitale afeta a pele dos pés e pregos. A epidermofitose representa 10 a 30% de toda a micose dos pés.
Com a doença, a parte superior (dorsal) da placa de unha é afetada. A forma branca superficial de onicomicose geralmente se desenvolve. O processo patológico está envolvido principalmente em 1 e 5 dedos (eles estão sujeitos ao maior trauma por sapatos durante a caminhada) e 1 e 4 dobras inter -pack. A transmissão de infecção ocorre ao usar um banho comum, no chuveiro, sauna, piscina, em praias e piscinas.
Onicomicose nas pernas com danos aos cogumelos do tipo fermento do gênero Candida
Esta forma de micose nas pernas é uma raridade. É responsável por menos de 3% de toda a onicomicose. Muitas vezes, a doença é registrada em pessoas com candidíase generalizada crônica. Os danos às unhas, como regra, começam com a inflamação do rolo periólogo localizado perto do buraco. Seu edema e espessamento são observados, o que leva à separação da cutícula da superfície da placa. Além disso, os cogumelos caem livremente na matriz e no leito de unhas (forma proximal de subnble), se as ranhuras, irregularidades e rachaduras aparecerem na unha, uma perda de brilho natural e nublado aparecem, uma cor marrom-acastanhada é manifestada. Gradualmente, a unha é destruída, em casos graves desaparece.

Onicomicose nas pernas causadas por moldes
Os cogumelos plásticos são preenchidos em uma unha já afetada - rachaduras, nos espaços entre as vieiras do leito da unha ou vasos desolados. Em seguida, a hiperkeratose desenvolve e a lenta destruição da placa de unha, que durante a doença é corada em preto (Scytalidium spp.) Ou verde ou cinza (Scopulariopsis brevicaulis).
Diagnóstico de onicomicose
O diagnóstico de onicomicose é baseado em dados da história epidemiológica, imagem clínica da doença e dados do método de pesquisa de laboratório.
Em um exame microscópico do material, a natureza da doença (cogumelos ou outro patógeno) é estabelecida. A identificação de cogumelos é estabelecida com um exame microbiológico (culturas de material em um meio nutriente) com a microscopia subsequente de uma cultura pura. O processo é trabalhoso, o sucesso é alcançado em metade dos casos. A coleção correta de material das unhas afetadas é a chave para um estudo microbiológico bem -sucedido.
Diagnóstico diferencial
Somente na metade dos casos de pacientes com dermatologistas com alterações na forma e na cor das unhas fazem doenças fúngicas. Distinguir a onicomicose de eczema, psoríase, síndrome de Reiter, Pachionichia, doença de Daria, líquen plano, sarna norueguesa, lesões bacterianas.
























